segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Semana de Iniciação: Como escolher o tênis


Após liberação médica para praticar esportes e você optou pela corrida, é a hora de escolher o seu fiel escudeiro, o companheiro de todas as passadas, o tênis.

Pra dar início a semana de iniciação na corrida, hoje vou falar sobre como escolher o par perfeito. Sim, ele deve ser perfeito, no tamanho ideal e o principal experimentado! É fundamental provar, dar umas passadas e sentir a estrutura do tênis.

São seis características que devem ser avaliadas na escolha de um calçado. E são elas: conforto, amortecimento, flexibilidade, estabilidade, baixo peso e solado resistenteNão é nada de outro mundo, mas tenha a consciência de que ao seguir estes critérios irá atenuar uma possível lesão.


Tipo de pisada

Existem três tipos de pisada: pronado, supinado e neutro que se equivalem respectivamente ao pé plano, pé côncavo e pé normal.



Como descubro o meu tipo de pisada?

Existem duas opções. Uma delas é observando o desgaste em seu velho tênis, como a imagem. Mas essa pode não ser a mais precisa, então faça o teste do pé molhado. 

Você vai precisar de uma folha de jornal e água. Coloque a folha de jornal em uma superfície totalmente plana no chão e molhe a sola do seu pé direito e dê um passo lento sobre a folha de jornal, pisando do calcanhar para os dedos. Faça o contorno com uma caneta de toda a mancha que ficou no papel e compare na figura abaixo:



Com estas informações você encontrará um modelo ideal para o seu tipo de pisada em lojas especializadas. Lembrando que a pisada supinada e pronada são problemas biomecânicos, pra isso consulte um ortopedista para as devidas orientações.

Quero deixar bem claro, que todas estas informações passadas no blog não substituem uma consulta ao médico de sua confiança. São diversos especialistas que podem orientar e aprofundar em todos aspectos. Ao menor sinal de desconforto na corrida, procure um médico.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário